No ano de 2021, devido às condições sanitárias de restrição ocasionadas pelo Covid-19, a atuação do projeto foi adaptada para a modalidade remota. Os eventos são internacionais e ocorrem quinzenalmente. Confira a seguir os eventos ofertados ao longo do ano.
Neste workshop, apresentado pelo professor e mestre Guilherme Adami (FAACG/USP), você terá a oportunidade de entrar em contato e trocar insights sobre o processo de mudança profissional, experienciado pelo palestrante, em relação a sua abordagem de ensino de línguas. Essa mudança foi resultado do contato com as ideias filosóficas, políticas e pedagógicas de Reggio Emilia.
O evento A decolonial/ critical option in the ELT: struggles, uncertainties, and possibilities with and for students at a public school foi ministrado no dia 6 de agosto de 2021 pelo Prof. Me. Miguel Martinez, da Universidade Distrital FJDC, em Bogotá, na Colômbia. Seu objetivo foi refletir sobre as experiências das escolas públicas da Colômbia a partir de uma perspectiva decolonial e crítica. Dessa forma, o palestrante analisou diferentes métodos para o ensino de inglês nesses tempos difíceis, como o casos relacionados à transformação social, desigualdade, diversidade e relações de poder. Durante o workshop, Martinez aprofundou pontos teóricos que contribuíram para o debate, como aqueles discutidos por Escobar, Mignolo, Quijano, Maldonado Torres, Castro Gomez, Walsh, Grossfoguel, entre outros.
Ainda, esse workshop buscou reconhecer as práticas de professores locais, da população indígena, de professores de ensino fundamental e médio e outras pessoas que atuam diariamente como construtoras do conhecimento nos contextos sociais. Em alguns momentos da palestra, as vozes das pessoas pertencentes à comunidade acadêmica foram ouvidas, assim como a exposição de suas dificuldades, incertezas e possibilidades de atuação com e para os estudantes das escolas públicas. No decorrer do workshop, houve dinâmica de grupo para discussão de métodos diversos, estratégias e materiais e/ ou técnicas no ensino de inglês, além de análise de casos de estudo propostos pelo palestrante. Ao final da sessão, o público pôde compreender a complexa dinâmica de uma aula de inglês em uma escola pública atualmente. Em seguida, foi possível refletir sobre possíveis variantes que existem nos contextos locais (pedagógicas, curriculares e avaliativas). Finalmente, as conclusões mostraram um processo significativo/ autoral de ensinar inglês com e para nossas escolas públicas na América do Sul.
O evento English as a Lingua Franca: challenges for teaching practice , ministrado pela Prof.ª Dr.ª Isabel Marson, da UEPG, foi realizado em duas edições (19 de julho e 6 de agosto) devido ao grande número de interessados. Foram dois momentos formação docente em contexto online, viabilizados pelas novas tecnologias de informação e comunicação que promoveram a interlocução e socialização intercultural entre licenciandos e professores de língua inglesa brasileiros, professores estadunidenses e professores de outros países latino-americanos em atuação Educação Básica da rede pública de ensino, para discutir a expansão da língua inglesa em contexto global e as implicações do seu uso em contextos de interação.
No evento intitulado Um conto a três: vivências de letramento crítico em aulas de inglês, as professoras de Educação Básica: Eliana Edmundo , Elza Disssenha, Kátia B. Mulik compartilharam, em uma oficina interativa ministrada em português, um projeto de letramento crítico que desenvolveram durante o curso de extensão de 2019. Durante o workshop os participantes foram provocados a pensar e a discutir sobre os conceitos de educação, de ensino-aprendizagem e de criticidade na escola brasileira.
O evento Teachers2teachers: hybrid education , ministrado pela Prof.ª Dr.ª Kristin Bourdage, da Universidade de Otterbein e pelas Prof.ª Dr.ªs Angela Walesko e Denise Hibarno, da UFPR, foi realizado no dia 21 de maio de 2021 e configurou-se como um espaço internacional virtual de formação docente por meio do diálogo intercultural entre professores da Educação Básica pública brasileira e de outros países. Além disso, também buscou oportunizar a discussão crítica reflexiva acerca de experiências educacionais relacionadas à educação híbrida, especialmente as vivenciadas durante a pandemia Covid-19 em seus contextos culturais locais.