Devido à pandemia gerada pela Covid-19, o intercâmbio para Ohio foi suspenso, assim como as intervenções presenciais nas escolas. Contudo, o projeto Professores sem Fronteiras continuou atuante, oferecendo eventos de formação docente, inicial e continuada, na modalidade remota. Nossos eventos, agora ofertados online, são gratuitos e abertos ao público em geral.
Ao refletir sobre toda a caminhada e produção do projeto Professores sem Fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais ao longo dos últimos 5 anos, desde sua fase piloto em 2017, as coordenadoras Angela Walesko e Juliana Martinez consideraram a publicação de um livro com o registro da história e memória do projeto, valorizando ainda mais o trabalho e a dedicação de todos os envolvidos. Além disso, o compartilhamento das experiências vivenciadas poderiam inspirar outras instituições em suas propostas de formação de professores, bem como professores em formação e professores que já atuam em nossas escolas, em especial na Educação Básica, a trabalhar com letramentos, multiletramentos e Letramento crítico em suas aulas. Dessa forma, seria uma oportunidade para rever seu material didático, seus alunos, seu espaço escolar e suas metodologias de forma crítico-reflexiva, a fim de transformar suas práticas e, a partir delas, as pessoas e a educação como um todo.
Assim, durante 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, foram realizados vários encontros remotos com os professores da Educação Básica que haviam participado das ações anteriores do projeto PsF-UFPR para a escrita colaborativa de um livro. Em especial, foram convidados aqueles que participaram do curso “Formação internacional e intercultural de professores uma colaboração entre UFPR e Otterbein”, em 2019, e do curso “Formação Compartilhada de Professores no Brasil: UFPR – Otterbein”, em 2018. Nesses dois momentos, foi possível realizar trabalhos colaborativos com a parceria de professores estadunidenses (vinculados à Universidade de Otteebein), construir e implementar projetos de Letramento Crítico em aulas de inglês, planejados a partir das reflexões, leituras e discussões presentes nos cursos.
Os projetos de Letramento Crítico desenvolvidos em inglês em escolas da rede púbica da cidade de Curitiba e região metropolitana e na cidade de Ponta Grossa, no Paraná, buscaram enfatizar o valor educativo do ensino de inglês por meio da educação linguística crítica com base em temas relevantes para o perfil dos estudantes das turmas em que seriam implementados (11 escolas no ano de 2018 e 09 escolas em 2019).
Temas como o impacto das redes sociais na vida na atualidade, a questão do racismo, os desafios do bullying, a função da educação, o respeito às diferenças, dentre tantos outros, foram desenvolvidos por pequenos grupos de professores de língua inglesa. Portanto, os projetos escolares serviram como uma forma de ressignificar o ensino de língua inglesa na Educação Básica, mostrando que o ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira é, de fato, um caminho possível e profícuo, se considerarmos uma perspectiva sócio-discursiva de língua/gem que envolva as diferentes práticas sociais.
Como uma proposta de escrita colaborativa, os capítulos sobre os projetos foram desenvolvidos pelos professores-autores de dialógica, norteados por perguntas elaboradas em formato de entrevista pelas organizadoras (coordenadoras do projeto PsF-UFPR). Houveram ainda reuniões de orientações sobre a escrita, discutidas coletivamente e envio de feedback pelos bolsistas e pelas coordenadoras, em encontros síncronos em grupo e individuais. Esse processo de acompanhamento e orientação foi fundamental para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de escrever e publicar anteriormente. Como resultado, podemos ver a qualidade dos artigos elaborados.
Finalmente, o livro trará a apresentação da história e memória do referido projeto, com um capítulo conceitual sobre as práticas colaborativas e as teorias que as fundamentam, norteadoras de todo o trabalho intercultural de formação docente desenvolvido nas ações do projeto, local e internacionalmente. Os leitores poderão expandir suas leituras nos capítulos sobre os projetos de Letramento Crítico nas escolas e relatos de experiência de professores formadores e de intercambistas.
Com a suspensão das atividades presenciais nas escolas e na universidade devido à Pandemia de Covid-19 em 2020, o projeto PsF-UFPR não pôde ofertar cursos e eventos de formação docente presenciais ao longo do ano letivo. Dessa forma, ofertamos o eventos online: Teachers without Borders annual meeting: sharing educational experiences in the Covid-19 pandemic, como oportunidade de interlocução e socialização intercultural entre licenciandos e professores de língua inglesa brasileiros e professores estadunidenses em atuação na Educação Básica da rede pública de ensino, para o compartilhamento de experiências educacionais vivenciadas durante a pandemia Covid-19 no ano de 2020.
Realizado no dia 08 de dezembro de 2020, o evento promoveu a reflexão crítica dos participantes acerca dos limites e potencialidades da pandemia na área educacional em diferentes contextos culturais por meio do diálogo intercultural. Também foi possível refletir sobre os impactos do isolamento social e do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para alunos e professores no Brasil e nos EUA, discutir alternativas pedagógicas adotadas e que podem vir a ser ressignificadas na Educação Básica no período de pandemia e de pós-pandemia.