O curso de 80 horas intitulado Formação Compartilhada de Professores no Brasil: UFPR – Otterbein , realizado de novembro de 2017 a julho de 2018, oportunizou a professores de língua inglesa e licenciandos conhecer e colocar em práticas novas perspectivas teórico-metodológicas para o ensino de língua inglesa, contando com a experiência de interação com professores estadunidenses em projetos de letramento crítico planejados e aplicados em escolas de educação básica de forma colaborativa. Os inscritos no curso participaram ativamente das leituras, discussões e reflexões em tarefas propostas em cada módulo presencial, bem como nas oficinas introdutórias. Também trabalharam em equipe e compartilharam os resultados dos projetos desenvolvidos em uma apresentação oral final e no drive do grupo para que possam ser aplicados pelos colegas em seus locais de trabalho.
Confira abaixo os módulos e os projetos escolares desenvolvidos no curso e implementados em aulas de língua inglesa de escolas da rede pública de Curitiba e região.
Escola: Ceebja São José dos Pinhais
Professores: Alessandro Iglesias (professor de história), Elza e Francis (professores de inglês).
Esse projeto foi desenvolvido com 20 alunos do ensino médio, entre 23 de maio e 15 de junho.
Seu conteúdo envolveu comparar a história das populações negras dos Estados Unidos e do Brasil, através de textos.
Escola: Escola Municipal Juliana Amaral Di’Lenna
Professores: Itamara Peters, Glaucia Sanches, Renata Pavoni, Joeverson Barbosa, Crislaine Franco e Rebeca Schmitt.
O objetivo desse projeto foi explorar as consequências da guerra. A ideia de abordar o tema surgiu do próprio interesse dos alunos, que demonstraram curiosidade sobre a situação atual sa Síria. Uma descrição detalhada desse projeto pode ser encontrada no artigo PETERS, I. Projeto de letramento: aprendizagem de línguas com relatos pessoais de guerra. 2019 – clique abaixo e confira!
Escolas: Colégio Estadual José Guimarães, Colégio Estadual do Paraná e Colégio Estadual Natalia Reginato.
Professores: Brandi Craven, Luciana di Franchi, Rosana Rodrigues and Rosiane Rodrigues.
Através de debates e da leitura de textos, o projeto promoveu o desenvolvimento de senso crítico nos alunos, tanto em relação aos estereótipos brasileiros, quanto aos norte americanos. Ainda, os estudantes foram incentivados a se empoderararem e se sentirem orgulhosos de suas próprias culturas.
Escolas: Escola Papa João XXIII e escola Albert Schweitzer.
Professores: Camila Weber, Clarice Raimundo, Patricia Macedo e Rosiane Rodrigues.
Essa interferência nas escolas se iniciou com um questionário para fomentar a auto-reflexão sobre os temas de bullying, auto-estima, aceitação pessoal e habilidades sociais. Alguns materiais de vídeo foram apresentados, como o filme “It’s OK to be different”, o qual foi o material base para a produção da atividade escrita. Além disso, houve uma conversa com um intercambista mexicano, juntamente com a participação da professora Angela Rietschlin, de Ohio. Esses dois participantes providenciaram materiais altamente relevantes para a reflexão sobre cultura e diferenças. Ao final do projeto, os alunos do 6.º ano (190 alunos de cada escola) apresentaram uma produção em vídeo, inspirada pelos motivos que os torna únicos.
Escolas: Escola Estadual Divina Pastora e Escola Primária Dona Carola.
Esse projeto teve o objetivo de ampliar o repertório vocabular dos alunos, ao expô-los a entrevistas com adolescentes dos Estados Unidos. Além disso, tiveram a oportunidade de praticar a língua ao interagir com os professores de Ohio e ao participarem em uma atividade interativa com jogo de tabuleiro, desenvolvido em sala.
Como trabalho de conclusão, os alunos desenvolveram uma apresentação comparando as diferenças entre as culturas dos dois países.
Escola: Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves.
Professores: Antonio, Edilaine da Cruz, Elaine C. da Cruz.
As tendências apresentadas pelas redes sociais tendem a exercer fortes influências nas pessoas, principalmente em adolescentes. Fotos de corpos “perfeitos” e representações de uma vida idealizada influenciam os expectadores a se sentirem pressionados a perseguir um padrão irrealista. Tendo em vista esse contexto, o projeto almejou despertar o entendimento de que a busca pela felicidade não está relacionada à busca por atingir tais parâmetros.
Do mesmo modo, as crianças foram instruídas a como serem críticas sobre o conteúdo apresentado pelas redes.
Escolas: Escola Emilio de Menezes e escola Professora Isabel Lopes Santos Souza.
Professores: Ana Flávia Davies, Givanete, Samantha.
Este projeto, que objetivava promover o desenvolvimento da língua, esteve entrelaçado a um vasto conteúdo histórico. A trajetória da escravidão brasileira e norte americana foram comparadas, com o objetivo de criar senso crítico sobre o legado desses eventos na atualidade.
Ceebja São José dos Pinhais
Escola Municipal Juliana Amaral Di’Lenna
Colégio Estadual José Guimarães
Colégio Estadual do Paraná
Colégio Estadual Natalia Reginato
Colégio Papa João XXIII
Colégio Albert Schweitzer
Colégio Estadual Divina Pastora
Escola Estadual Dona Carola
Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves
Colégio Emilio de Menezes
Colégio Professora Isabel Lopes Santos Souza
A oficina Using Picture Books in the English Classroom, ministrada em 14 de junho de 2018 pelas professoras estadunidenses Angela Rietschlin, Cheryl Agranoff e Rebecca Schmitt, teve como objetivo principal promover reflexão e discussão teórico-prática sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa por meio de materiais pedagógicos lúdicos e visuais na promoção da produção e compreensão escrita e/ou oral em inglês.
Na atualidade, fala-se frequentemente em multimodalidade no ensino, mas não se sabe ainda como fazer para explorar tais recursos multimodais no ensino. Desse modo, pretendeu-se problematizar como os aspectos visuais dos materiais didáticos podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem da língua em espaços comunicativos contextualizados. Vale ressaltar ainda que seu público alvo foi, majoritariamente, professores de inglês, portanto, trocas de experiências didático-pedagógicas entre as ministrantes , professoras estadunidenses do Estado de Ohio-EUA, e os participantes foram promovidas, oportunizando também uma visão geral sobre o ensino de inglês como língua estrangeira nos Estados Unidos e um diálogo intercultural para a discussão da realidade e das metodologias de ensino no Brasil.
O curso Teachers Across Borders: formação compartilhada de professores de Otterbein e NAP-UFPR, realizado entre 11 e 16 de junho de 2018, teve como público alvo os professores intercambistas estadunidenses e ofereceu 50 horas de atividades acadêmicas, pedagógicas e interculturais, que incluíam:
O curso de 50 horas, ofertado entre novembro de 2017 e julho de 2018, intitulado Português Língua Adicional (PLA) para atuação com alunos migrantes em contextos multilíngues e multiculturais oportunizou a formação continuada de professores (de disciplinas escolares diversas que atuam na rede pública municipal de ensino) para o trabalho com português como língua adicional, dada a crescente demanda de alunos migrantes presentes em nossa cidade. Além disso, contribuiu para a formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Letras- Português e Pedagogia, e alunos de Pós-graduação em Letras e Educação da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Os participantes participaram de reflexões teóricas e atividades práticas, ministradas por docentes da UFPR e da UEPG, estudantes de pós-graduação UFPR e da UEPG e professores convidados de outras IES. No entanto, o curso envolveu também atividades de prática de docência, como planejamento e regência de aulas por meio de projetos e jogos, realizadas em turmas de alunos migrantes que estudam na rede municipal, orientados a participar das aulas de reforço escolar.
A oficina Refletindo a práxis pedagógica em experiência de formação intercultural de professores foi realizado em 08 de dezembro de 2018 como um espaço de reflexão crítica e teórico-prática, a respeito de conceitos relacionados ao ensino e aprendizagem de língua inglesa, tais como língua, letramentos e multiletramentos, aprendizagem e interculturalidade a partir do compartilhamento de experiências vivenciadas pelo grupo de ministrantes durante o intercâmbio de formação docente junto à Universidade de Otterbein (Ohio- EUA). Foi ministrada pelo grupo de 06 docentes intercambistas, composto por 4 professoras da rede básica pública de ensino, de inglês, por uma licencianda da UFPR e por uma professora da UFPR do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELEM) que apresentou aos participantes algumas das experiências vivenciadas durante sua estadia em Westerville (Ohio) e nas atividades propostas pela Universidade de Ottebein, relacionando-as à discussões teórico-práticas associadas ao ensino e aprendizagem de língua inglesa e à questões inter/culturais.
A oficina Speaking and listening activities in the English classroom ministrada pelas professoras intercâmbistas estadunidenses Samantha Birri, Brandi Craven e Lisa Baehr teve como objetivo principal promover discussões sobre o desenvolvimento das habilidades de comunicação e compreensão oral em língua inglesa priorizando o ensino comunicativo contextualizado, além de oportunizar troca de experiências didático-pedagógicas entre as ministrante da oficina -professoras estadunidenses do estado de Ohio-EUA, e os participantes. Também oportunizou uma visão geral sobre o ensino de inglês como língua estrangeira nos Estados Unidos e um diálogo intercultural para a discussão da realidade e das metodologias de ensino no Brasil.
A oficina Text Complexity and promoting reading comphehension in the English classroom: top 5 strategies foi ministrada, no dia 15 de junho de 2018 pela Prof. Dra. Kristin Bourdage teve como objetivo principal apresentar práticas de letramento para alunos de línguas estrangeiras, focando em estratégias de trabalho com compreensão de textos em língua inglesa, além de oportunizar troca de experiências didático-pedagógicas entre as ministrante da oficina –-professora na Universidade de Otterbein (Ohio-EUA), e os participantes. Também oportunizou uma visão geral sobre o ensino de inglês como língua estrangeira nos Estados Unidos e um diálogo intercultural para a discussão da realidade e das metodologias de ensino no Brasil.
O Intercâmbio de Formação docente UFPR- Otterbein de 2018 promoveu a troca de experiências e o intercâmbio de vivências e práticas pedagógicas entre os professores que frequentaram os cursos oferecidos pelo Departamento de Educação da Otterbein University na área de Letramentos e, ao mesmo tempo, promover o crescimento pessoal, profissional e intelectual por meio da exposição a conhecimentos e experiências culturais que estimulem o interesse pela aprendizagem e ensino intercultural e internacional. Participaram de uma viagem à cidade de Westerville, em Ohio- EUA 04 professoras da rede pública de ensino, 01 aluna de Letras que atuava como professora de língua inglesa no Celin-UFPR e a professora coordenadora/orientadora da UFPR.
No intercâmbio de formação docente em Curitiba participaram 07 professoras da Educação Básica de escolas do distrito escolar de Olentangy e 1 professora coordenadora/orientadora da Universidade de Otterbein.
As experiências vivenciadas pelas brasileiras em Ohio-EUA – intercâmbio de 2018 incluíram: