Em 2016 foi feito o primeiro contato entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade de Otterbein. Nesse primeiro momento, a professora Angela Walesko (UFPR) viajou para Ohio para visitar a Universidade de Otterbein. Mais tarde, a professora Kristin Bourdage veio para Curitiba para se familiarizar com a UFPR. O sonho de internacionalizar abas as universidades havia começado.

O próximo passo foi enviar mais membros da UFPR para participar no programa Summer Academy de Otterbein, o qual viria a inspirar o surgimento projeto piloto do Professores sem Fronteiras.

Começo de um sonho

Summer Academy TESOL

O intercâmbio para Ohio envolveu três semanas de aula cujo intuito era aprimorar as práticas de ensino dos participantes, assim como estimular o crescimento intelectual através da apresentação de diversos métodos de ensino interculturais. A estrutura do programa consistia em aulas de “Metodologia e práticas de ensino”, ministradas por Kristin Bourdage; práticas de ensino para alunos de inglês como segunda língua nas escolas públicas; e atividades extra-classe como relatórios e planejamento de aula.

Local e Ação

As ações promovidas pelo Summer Academy impactaram diretamente as escolas públicas do subúrbio de Collombus, em Westerville.

Participantes

  • Kristin Bourdage – chefe do departamento de Educação 
  • Dois professores assistentes 
  • 17 professores da rede pública, que participaram do projeto como alunos 
  • 45 estudantes de inglês (de 12 a 16 anos)
  • 4 brasileiros na posição de professores/alunos

Intercambistas brasileiros:

Angela Walesko – DTPEN e ISF

Andre Galor – Celin inglês

João Arthur Pugsley – PBMIH e DELEM

John Fiorese – ISF e Celin

Shopping Basket